O pior tipo de oxi
Conversa de cadeia
- Vermelho: FOI ARMAÇÃO! VOCÊS PEGARAM O CARA ERRADO! EU TÔ FALANDO! ME TIRA DAQUI!
- Azul: Ih, cara, eles não tão nem aí pra você, mano. Na cadeira ninguém é ninguém. Mas fala aí, porque você foi preso?
- Vermelho: Eu tava andando na Av. Brasil cuidado da minha própria vida, e daí eu tirei 5 e 2. Andei de boa, e parei na esquina pra amarrar os sapatos. Aí já era, quando eu percebi que era a casa de Vá Para a Cadeia era tarde demais. Só ouvi a viatura da polícia chegando. Me tacaram pra dentro da viatura e me jogaram nesse buraco.
- Azul: Pô cara, meus pêsames.
- Vermelho: E você, porque veio parar aqui?
- Azul: O dia tava indo ótimo pra mim. Tinha tirado 3 e 3 e caído numa casa de Sorte ou Revés, e um amigo me pagou 150 reais q ele tava me devendo, cê acredita? Depois, tirei 5 e 5, aproveitei os 150 reais que ele tinha me dado e comprei o Leblon. Mas aí a sorte mudou. Tirei 2 e 2 - eu ia cair bem na casa de Lucros e Dividendos, ganhá 200 pau - mas aconteceu a mesma coisa que você. Apareceu a polícia do nada, e eu vim parar aqui.
- Vermelho: Sacanagem cara.
Qual é o tamanho de uma ideia?
Uma ideia não começa do nada, e uma ideia não termina assim e pronto acabou. Uma ideia surge da mistura de várias outras, de uma situação única ou de uma conversa casual. Uma ideia também não se dissipa no ar e se torna invisível, como se nunca tivesse existido; ao contrário, ela infecta a mente e contagia outras pessoas: inspira novas ideias.
Uma ideia é uma árvore. Começa com algo tão simples como uma semente. Se encontra uma mente fértil, germina. Espalha raízes para buscar neurônios para crescer, forma um caule para se sustentar, e cria folhas para se atentar para influências externas. Qualquer ajuda é válida.
Passa o tempo. A ideia cresce, e vira algo diferente. Algo maior, mais forte, mais importante. O que era bom entrou, o que era ruim ela ignorou. O tronco forte agora é quase impossível de derrubar. As raízes, bem mais profundas, continuam a procurar, procurar. As folhas agora chegam até o céu. E agora essa árvore dá sementes: novas ideias, só procurando terra fértil para se desenvolver.
A pergunta é, que tipo de terra tem dentro da sua cabeça?
O Sonho da Estrada
- SOCOOOOOOORROOOOOOO!
- PARA! PARA! PARA! Para com isso agora!
- Para com isso você! Você mente para mim, me engana, me rouba e agora me sequestra, e não quer que eu reclame? Qual é o seu problema, seu imbecil? O que você tem na cabeça? Eu achei que podia confiar em você! Idiota! - Ela dá um soco no ombro de Sami.
- Você quer só parar de dar chilique por um segundo? Olha à sua volta, sua escandalosa. Olha em volta, e me diz o que isso te lembra.
Ela vira a cabeça, e observa o ambiente. Vê as mesas, as cadeiras, o balcão, o papel de parede alaranjado, um pouco velho e rasgando em algumas partes. Ela olha a grande janela na frente do salão, e reconhece o lugar finalmente. Corre até a janela, e olha para fora, para a estrada de terra. Vê as árvores na beira do caminho, a montanha à direita e a descida à esquerda, e a pequena lagoa lá em baixo. Seus sentimentos de raiva e ódio pelo garoto haviam se transformado em uma bagunça, permeada de tristeza, felicidade, confusão e saudade, quando percebe que estava no mesmo restaurante de tanto tempo atrás.
Dani se vira para ele, incrédula. Seus lábios semi abertos, sua voz sem fala. Seus olhos, meio molhados, abertos mas sem ver. Não acreditava no que estava acontecendo. Seu nariz respirava cada vez mais rápido, devido à emoção.
- É... é...
Sami coloca seu dedo sobre a boca dela, delicadamente.
- É, sim. O Sonho da Estrada.
- Mas isso é impossível.
- E mesmo assim você está aqui.
Sum quod sum
Eu sou o que eu sou. Isso quer dizer que eu não posso ser aquilo que eu não posso ser, mas eu tenho total poder de me tornar aquilo que eu posso ser.
Confuso? Eu simplifico. Tem certas coisas que eu não posso ser. Desenhista, mágico, australiano. Mas também tem coisas que eu posso ser. Formado em biologia, autor de um livro, pai de família. Sum quod sum quer dizer que eu aceito que eu não posso ser, digamos, piloto de Fórmula 1, e também que eu entendo que eu posso ser professor de uma universidade.
Tem coisas que eu posso fazer, e tem coisas que eu não posso fazer. Mas enquanto eu não tentar, eu nunca vou saber.
Mateus
As cotas e a ampla concorrência na UFV
Em agosto de 2012 foi sancionada a Lei 12.711, conhecida popularmente como Lei das Cotas. A partir de então, todas as universidades federai...
-
As universidade federais são compostas por diversos órgãos, desde a Comissão Coordenadora de um curso até o Conselho Universitário que toma ...
-
Quantos filhos Eduardo e Mônica tiveram? Uma análise da passagem de tempo na canção.
-
Em 2014, eu entrei no curso de Ciências Biológicas, modalidade ABI, Integral, na UFV. Sendo ABI (Área Básica de Ingresso) eu poderia o...