Resumo |
A formação docente proporcionada
pela licenciatura, pautada quase exclusivamente num currículo teórico,
por vezes é insuficiente para proporcionar uma preparação adequada para a
atuação na educação básica. Nas modalidades não convencionais de
ensino, a complementação do processo formativo docente com atividades
extracurriculares torna-se especialmente necessária. O Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) propõe a
inserção real na cultura escolar, proporcionando contato com outros
caminhos para a formação de professores. Assim, no primeiro semestre de
2017 nós, um grupo de bolsistas do Pibid Biologia UFV – campus Viçosa,
iniciamos nossa participação em uma Escola Estadual em Viçosa-MG, na
modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na disciplina de
Biologia. Primeiramente, vivenciamos a ambientação, momento que
propiciou nossa inserção e compreensão da cultura escolar. A ambientação
aconteceu em fevereiro, ocasião em que realizamos atividades como
entrevistas aos sujeitos da comunidade escolar, acompanhamento de aulas e
diagnóstico do contexto escolar. Essas atividades proporcionaram o
reconhecimento da realidade em que escolhemos atuar. No primeiro contato
com os alunos da turma, no papel de professores, fizemos uma roda de
conversa em que, com auxílio de tarjetas e perguntas geradoras, buscamos
identificar temas que eles consideravam importantes para suas vidas, e o
que a escola e a disciplina de Biologia teriam a ver com eles. Esse
exercício possibilitou o reconhecimento das visões de educandos e
educadores, estabelecendo uma relação entre as partes e facilitando o
diálogo, que é indispensável dentro de uma proposta educativa popular. A
visão compartilhada entre nós, pibidianos e a professora supervisora, é
de que a educação deve ser significativa e deve dialogar com a
realidade dos estudantes. Com esse princípio, ao abordar temas sobre
vírus, bactérias e protozoários, procuramos trabalhar tanto os conteúdos
acadêmicos como, por exemplo, estrutura e metabolismo, quanto a
realidade que nos cerca, priorizando doenças comuns da região de Viçosa,
sua profilaxia e suas consequências. Percebemos que, em geral, os
conhecimentos ligados ao currículo básico parecem ser pouco
compreendidos e pouco significativos se comparados com os conhecimentos
construídos pelo diálogo, o que nos faz questionar a necessidade e
eficiência de um currículo único para as diferentes realidades e
necessidades dos alunos. A abertura dos estudantes e a diversificação
metodológica aplicada pelos educadores, que variaram, dentre outras, do
uso da tecnologia a perguntas provocadoras, possibilitaram aulas
dialogadas e geradoras de reflexões para os sujeitos envolvidos. A
relação ação-reflexão propiciada pela experiência de atuação com essa
modalidade de ensino, e facilitada pelo suporte dos pibidianos,
professora e orientadora, tem sido de extrema relevância para o nosso
engajamento docente, além de possibilitar melhor integração com a
licenciatura. |
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