Censura

Até onde vai o direito de censurar? Porque motivo é proibido entrar no Orkut e acessar o Twitter mas jogar Tetris e ver vídeos pode? É alguma tentiva de evitar a comunicação? Se eu continuar reclamando, será que vão me banir do Laboratório de Informática e deletar meu usuário? Eu espero que não.
Confiro a Wikipédia. "Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão." Então sim, é uma tentativa de impedir a comunicação.
"A censura pode ser explícita, no caso de estar prevista na lei, proibindo a informação de ser publicada ou acessível" Bom, que eu saiba, não tem nenhuma regra sobre quais sites podem ser acessados. Se tiver, queria saber.
Bom, é verdade que o Laboratório em teoria deveria ser utilizado apenas para tarefas e pesquisas escolares, e às vezes os que realmente vão fazer o trabalho acabam sem espaço, pois os que brincam ocupam todos os computadores, e são raras as vezes em que os que jogam cedem lugar para os que trabalharão. E porque é que o plano de fundo às vezes pode ser alterado, às vezes não? E porque eu não crio coragem e pergunto? Será que me responderiam ou me tratariam como criança? As imagens impróprias deveriam ser apagadas e o usuário proibido de mudar o plano de fundo, mas deve-se punir todos pelo erro de um?
E qual é a diferença entre baixar um jpeg e um exe? Porque o segundo é proibido e o primeiro é livre? Se eu quiser jogar xadrez pela escola, tenho que pedir autorização para usar o programa recomendado pelo professor. Que complicação. Agora, se o executável vier de uma pen drive ou CD, não há nenhuma defesa. É sim complicado.
E porque esses ícones indesejáveis continuam no meu desktop? Não vou usar o Adobe Reader 9, o AVG Free 8.5 nem o QuickTime Player, e o assistente de limpeza de ícones é inútil contra eles. Minha única saída é jogar todos para o canto direito da tela e parar de estressar com eles. Mando o Internet Explorer para a tela, Bloco de Notas, Paint, Calculadora e o Office que eu for usar.
Espero que semestre que vem a página inicial de todos os computadores seja a da escola, para ficar mais bonito.

Um comentário:

  1. Olá Mateus!

    Não é de hoje que "a Censura" nos enche de perguntas sobre o que fazer e o que não fazer, o que é correto ou não.
    Gostei do texto.

    Obrigada pelo comentário no meu blog. Sinta-se à vontade nele!

    Bjo

    ResponderExcluir

As cotas e a ampla concorrência na UFV

Em agosto de 2012 foi sancionada a Lei 12.711, conhecida popularmente como Lei das Cotas. A partir de então, todas as universidades federai...