Os docentes formadores que atuam nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa – uma comunidade de aprendizagem

Simpósio de Integração Acadêmica 2018 - Universidade Federal de Viçosa Trabalho 10644

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Biologia Geral
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Mateus Silva Figueiredo
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Aline Luquini Pereira, Letícia Riguetto Nunes, THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Título Os docentes formadores que atuam nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa – uma comunidade de aprendizagem
Resumo Os docentes que atuam nos cursos de licenciatura nas universidades, formando os futuros professores que atuarão na Educação Básica, têm uma importância fundamental na atuação que os licenciados terão nas salas de aula. No entanto, muitas vezes estes docentes não têm consciência desse papel e não possuem formação específica na área de educação, além de, em geral, não participarem de eventos que fomentem a discussão a respeito de sua função na universidade e na sociedade. O Grupo de Trabalho Docentes Formadores, atuante desde 2014, vem buscando identificar o perfil dos docentes formadores que atuam nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa (UFV), dentre os profissionais dos Departamentos de Biologia Geral (DBG), Biologia Vegetal (DBV), Biologia Animal (DBA) e Microbiologia (DMB), bem como promover discussões a respeito de seu papel na formação inicial de professores. Em maio de 2017 foi realizado um encontro com os participantes da pesquisa para devolução e discussão dos dados. Na ocasião, os presentes decidiram formalizar a criação de uma comunidade de aprendizagem para continuidade do debate e formação. Assim, em novembro do mesmo ano foi realizado um segundo encontro, durante o qual os docentes participaram de uma discussão sobre o perfil dos estudantes universitários, a partir de um ponto de vista sociológico, mediada por uma docente do Departamento de Educação da UFV. Temas como violência simbólica, massificação não igualitária do Ensino Superior, notas e dados socioeconômicos dos ingressantes e a história do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UFV foram amplamente discutidos. Foi produzido um relato a respeito dos temas trabalhados, para consulta e apoio à formação continuada, escrito pelo bolsista e compartilhado com todos os docentes da comunidade de aprendizagem, presentes ou não no encontro. Como continuidade ao projeto, os docentes que já haviam participado de algum dos encontros realizados foram convidados a escrever casos de ensino sobre suas trajetórias e experiências na docência, para discussão no encontro posterior, que ocorreu em maio de 2018. Três docentes escreveram casos de ensino, que foram lidos e motivaram o debate. O áudio dos dois últimos encontros, coletado com anuência dos presentes, foi transcrito, permitindo a análise de seu conteúdo, que está em andamento. Ao todo, 16 diferentes docentes participaram de ao menos um encontro. Destes, dois são do DBA, três do DBV, e 11 do DBG. Foi possível constatar que os docentes se interessam e percebem a importância da discussão sobre formação de professores de Ciências e Biologia, e que a metodologia utilizada nos encontros tem se mostrado apropriada e eficiente na promoção do debate e aprendizagem coletiva. A realização dos encontros vem indicando a possibilidade real de melhoria dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFV, o que afeta positivamente a Educação Básica, impactando toda a sociedade.
Palavras-chave Formação continuada, formação de professores, ensino universitário
Apresentações
  • Oral: Local e horário não definidos.
Link: https://www3.dti.ufv.br/sia/vicosa/2018/trabalhos/10644

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