Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Ciências Humanas |
Setor |
Departamento de Biologia Geral |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Mateus Silva Figueiredo |
Orientador |
GINIA CEZAR BONTEMPO |
Outros membros |
Aline Luquini Pereira, Letícia Riguetto Nunes, THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ |
Título |
Os docentes formadores que atuam
nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade
Federal de Viçosa – uma comunidade de aprendizagem |
Resumo |
Os docentes que atuam nos cursos
de licenciatura nas universidades, formando os futuros professores que
atuarão na Educação Básica, têm uma importância fundamental na atuação
que os licenciados terão nas salas de aula. No entanto, muitas vezes
estes docentes não têm consciência desse papel e não possuem formação
específica na área de educação, além de, em geral, não participarem de
eventos que fomentem a discussão a respeito de sua função na
universidade e na sociedade. O Grupo de Trabalho Docentes Formadores,
atuante desde 2014, vem buscando identificar o perfil dos docentes
formadores que atuam nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas
da Universidade Federal de Viçosa (UFV), dentre os profissionais dos
Departamentos de Biologia Geral (DBG), Biologia Vegetal (DBV), Biologia
Animal (DBA) e Microbiologia (DMB), bem como promover discussões a
respeito de seu papel na formação inicial de professores. Em maio de
2017 foi realizado um encontro com os participantes da pesquisa para
devolução e discussão dos dados. Na ocasião, os presentes decidiram
formalizar a criação de uma comunidade de aprendizagem para continuidade
do debate e formação. Assim, em novembro do mesmo ano foi realizado um
segundo encontro, durante o qual os docentes participaram de uma
discussão sobre o perfil dos estudantes universitários, a partir de um
ponto de vista sociológico, mediada por uma docente do Departamento de
Educação da UFV. Temas como violência simbólica, massificação não
igualitária do Ensino Superior, notas e dados socioeconômicos dos
ingressantes e a história do curso de Licenciatura em Ciências
Biológicas na UFV foram amplamente discutidos. Foi produzido um relato a
respeito dos temas trabalhados, para consulta e apoio à formação
continuada, escrito pelo bolsista e compartilhado com todos os docentes
da comunidade de aprendizagem, presentes ou não no encontro. Como
continuidade ao projeto, os docentes que já haviam participado de algum
dos encontros realizados foram convidados a escrever casos de ensino
sobre suas trajetórias e experiências na docência, para discussão no
encontro posterior, que ocorreu em maio de 2018. Três docentes
escreveram casos de ensino, que foram lidos e motivaram o debate. O
áudio dos dois últimos encontros, coletado com anuência dos presentes,
foi transcrito, permitindo a análise de seu conteúdo, que está em
andamento. Ao todo, 16 diferentes docentes participaram de ao menos um
encontro. Destes, dois são do DBA, três do DBV, e 11 do DBG. Foi
possível constatar que os docentes se interessam e percebem a
importância da discussão sobre formação de professores de Ciências e
Biologia, e que a metodologia utilizada nos encontros tem se mostrado
apropriada e eficiente na promoção do debate e aprendizagem coletiva. A
realização dos encontros vem indicando a possibilidade real de melhoria
dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFV, o que afeta
positivamente a Educação Básica, impactando toda a sociedade. |
Palavras-chave |
Formação continuada, formação de professores, ensino universitário |
Apresentações |
-
Oral:
Local e horário não definidos.
|
Link: https://www3.dti.ufv.br/sia/vicosa/2018/trabalhos/10644
Nenhum comentário:
Postar um comentário