Sugestão de vídeos - Desenvolvimento cognitivo de crianças e bebês (TED Talks)

TED Talks: Desenvolvimento cognitivo, moral e linguístico de bebês
Crianças são cientistas por natureza. São curiosas, fazem perguntas, elaboram e testam hipóteses, querem explorar o mundo a sua volta. E os bebês não são diferentes: antes mesmo de desenvolver a fala (e talvez principalmente antes disso) eles estão constantemente e ativamente aprendendo e estimulando os seus lindos cérebros. No reino animal, quanto mais longa a infância do filhote, maior a inteligência que ele consegue alcançar. E a infância humana talvez seja a maior de todas. Por isso é interessante entender os estágios de desenvolvimento, cada um diferentes do outro, ligados por um contínuo de descobertas. Até qual idade um bebê consegue aprender uma língua como sendo sua materna? Quando uma criança descobre que outras pessoas podem ter gostos e crenças diferentes da sua? Quando surge a moral, a noção de culpa e de certo e errado?
Essas três palestras do TED abordam o desenvolvimento cognitivo de bebês e crianças e nos ensinam como os jovens seres humanos aprendem tão rápido como o mundo ao seu redor funciona. E, entendendo que somos aprendedores por natureza, podemos ampliar um pouco mais nossa noção do que somos capazes.


"Deduzir os motivos, as crenças, os sentimentos dos entes queridos e de estranhos é um talento natural para os humanos. Mas como o fazemos? Aqui, Rebecca Saxe partilha um fascinante trabalho de laboratório que desvenda como é que o cérebro pensa sobre os pensamentos das outras pessoas - e julga as suas acções, dando pistas de como a moral se desenvolve ao longo da infância."

"Patrícia Kuhl compartilha achados impressionantes sobre como os bebês aprendem uma língua atrás da outra, ao escutar os seres humanos ao seu redor e calcuar estatísticas dos sons que eles realmente precisam saber. Inteligentes experimentos de laboratório (e scanners cerebrais) mostram como bebês de 6 meses usam raciocínios sofisticados para entender seu mundo, e o que isso significa para as pessoas bilíngues e para as línguas em extinção."


Como os bebês aprendem tanto com tão pouco e tão rápido? Em uma palestra divertida e cheia de experimentos, a cientista cognitiva Laura Schulz mostra como os pequenos fazem decisões com um senso de lógica apurado, digno dos cientistas adultos, bem antes de poderem falar.


(Lista elaborada por Mateus Figueiredo em set/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As cotas e a ampla concorrência na UFV

Em agosto de 2012 foi sancionada a Lei 12.711, conhecida popularmente como Lei das Cotas. A partir de então, todas as universidades federai...