Hamãy, a Protetora dos Animais

  O índio acredita e respeita muito a natureza. Por isso, os maisvelhos recomendam muito quando vamos para a mata fazer algumacaçada. Eles pedem para não ferir os animais e deixar ir embora,porque existe a protetora dos animais, que é a Hamãy.
 
Hamãy também nos proteje, mas fica muito aborrecidaquando alguém fere um dos seus animais, pois vai dar muito trabalhopara ela. Hamãy pode aparecer para as pessoas de várias maneiras,isto diziam meus avós. Ela chega até a atrair as pessoas, não acertandode volta o caminho para casa, quando abusam de sua autoridade.
 
Sua casa é a floresta, por isso, precisamos tomar muito cuidadoquando pisamos na mata para qualquer atividade.
 
Certa época, um parente foi tirar palha de Jussara paraemprensar massa de mandioca para fazer farinha. Não sei o queaconteceu, que ele ficou preso na selva e foi parar no abrigo deHamãy.
 
Lá, ele viu muitos animais feridos. Ela chamou e disse:
 
— Você está vendo estes animais feridos? o os animaisque você e seus amigos ferem quando vão caçar, por isso é que eulhe trouxe aqui, para poder ver. Agora, vá embora e nunca maisfaça isso. Saiba como entrar na mata para fazer sua caçada.
 
Arareby Pataxó

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As cotas e a ampla concorrência na UFV

Em agosto de 2012 foi sancionada a Lei 12.711, conhecida popularmente como Lei das Cotas. A partir de então, todas as universidades federai...