Portas Abertas para Servir

Telescópio de 0,6m e a Serra da Mantiqueira ao fundo
Vista aérea do Observatório Pico dos Dias

O Pico dos Dias, que fica entre os municípios de Brazópolis e Piranguçu, no sul de Minas Gerais, tem 1.864 metros de altitude, e é onde se localiza o Observatório Pico dos Dias. Esse observatório tem 4 telescópios fixos, que são utilizados em pesquisas.


Visitantes fazem fila para entrar no telescópio principal

A cúpula do maior telescópio, com uma passarela externa.

Todos os anos, durante a Semana de Ciência e Tecnologia, ocorre o dia de Portas Abertas: o observatório é aberto para a visitação. Pessoas de várias cidades vão até o pico para fazer observações do céu noturno e assistir palestras sobre os telescópios. O maior telescópio é o mais visitado, e tem um espelho de 1,6m de diâmetro.

Chefe Julio observando a Lua

Palestra ao lado do telescópio de 1,6m

No dia 1 de outubro de 2011, o Grupo Escoteiro Itajubá (MG 04) foi visitar o Observatório. Mas eles não ficaram só na diversão, não. Com o apoio dos pais e dos chefes, os lobinhos, escoteiros e seniores armaram uma barraca do exército e montaram uma cozinha improvisada para servir cachorro-quente, refrigerante, cookies e chocolate quente para os visitantes.

Todos se empenharam para fazer os cachorros-quentes


Mateus, Thomaz, Aninha e Igor  curtindo o passeio
Enquanto uns descansavam, outros trabalhavam. No final do dia, muitos elogiaram os cachorros-quentes, e o dinheiro arrecadado vai ser revertido para o grupo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

As cotas e a ampla concorrência na UFV

Em agosto de 2012 foi sancionada a Lei 12.711, conhecida popularmente como Lei das Cotas. A partir de então, todas as universidades federai...