Wikipédia

Um blog. Criar um blog. Vontade existe. Mas, sobre o que? Qual seria o nome? Sem criatividade, recorri a Wikipédia, a enciclopédia livre. Sim, aquele site que sempre aparece na primeira página do Google, de onde muitos já tiraram um Crtl+C descarado e entregaram na escola como pesquisa. Outros, que realmente leram o artigo, resumiram, reescreveram e até confirmaram a pesquisa em outros sites. A Wikipédia pode sim proporcionar diversão. Os de mente fraca podem se divertir com ela apenas vandalizando-a, clicando em editar e apagando tudo ou escrevendo alguma bobagem. Outros, que percebem a grandeza dessa mídia podem se divertir desfazendo essas vandalizações, melhorando a qualidade de um artigo, descobrindo mais sobre assuntos da sua preferência, descobrindo mais sobre coisas desconhecidas até então, tirando dúvidas e muito mais.

A Página Principal sempre traz um artigo qualquer resumido, os acontecimentos recentes, uma bela foto destacada do dia, algumas curiosidades sobre a data e curiosidades em geral. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi construída com a técnica da taipa de pilão, é uma técnica que o barro é compactado horizontalmente com a ajuda de formas e pilões, que é uma ferramenta normalmente utilizada para moer alimentos, mas é um presente comum de casamento em Moçambique, país africano. Cinco cliques e um mínimo de leitura. Mas, e daí? Quem liga para as tradições de Moçambique? Ora, conhecimento é conhecimento, a arma mais poderosa do mundo. Um dia alguma coisa aprendida online poderá servir. Talvez para incrementar aquela redação, para falar difícil e impressionar, ou apenas como um hobbie para passar o tempo. De volta à Página Principal, posso ver detalhes sobre os acontecimentos em Gaza, mas prefiro uma belíssima flor para enfeitar minha área de trabalho. É uma corriola infestada de ácaros, pequenos aracnídeos. E olha só, esse quinto dia do ano é o aniversário de 69 anos da primeira demonstração de Rádio FM nos Estados Unidos e aniversário de 77 anos de Umberto Eco, que publicou um romance chamado “Il pendolo di Foucault”, O Pêndulo de Foucault.





Um clique e descubro que aquele episódio de Jimmy Neutron, O Fantasma da Retrolândia, realmente faz sentido e o pêndulo que derruba os dominós pode realmente ser construído. E puxa, antes de Top Spin 3 no Wii, Sega Superstars Tennis no Play Station 3, Smash Court Tennis 3 no Xbox 360, Top Spin 2 no Nintendo DS, Virtua Tennis 3 no PlayStation Portable, Mario Tennis: Power Tour no Game Boy Advance, Smash Court Tennis Pro Tournament 2 no PlayStation 2, Mario Power Tennis no Game Cube, Top Spin no Xbox, Virtua Tennis 2 no Dreamcast, Mario Tennis no Nintendo 64, Snoopy Tennis no Game Boy Color, Mario's Tennis no Virtual Boy, e até Pong para Arcade, o primeiro jogo de tênis foi o Tênis para dois, o primeiro videogame do mundo, criado em 1958.

Uma ferramenta legal do Wikipédia é o Artigo Aleatório, que te leva a um artigo qualquer, como Ozônio, molécula composta por três átomos de oxigênio; Enciso, município da Espanha com 171 habitantes; Hirundo aethiopica, uma espécie de ave encontrada em Benin, Camarões, Chade, Congo, Etiópia, Níger e Sudão entre outros; Evening Standard, um tablóide (jornal que publica notícias condensadas) inglês sobre Londres e seus arredores; Navardún, outro município da Espanha, este com 44 habitantes; Ditmar Koel, comandante naval hamburguês que combateu a pirataria e morreu com 63 anos; Daniela Silivaş, ex-ginasta romena que tem três medalhas de ouro olímpicas.

Os artigos da Wikipédia, como esse post, são hipertextos. Você pode clicar em uma palavra azul sublinhada e já ir direto para o artigo sobre o assunto (Ok, acabei de definir link). A Wikipédia lusófona, em Português, não é completa, por isso alguns dos links acima levam aos artigos em da Wikipédia anglófona, em Inglês, que é, de certa forma, mais completa.

Um comentário:

  1. Parabens, ficou ótimo o texto, mas ainda não acredito que você tem 12 anos

    ResponderExcluir

As cotas e a ampla concorrência na UFV

Em agosto de 2012 foi sancionada a Lei 12.711, conhecida popularmente como Lei das Cotas. A partir de então, todas as universidades federai...