Em junho de 2024, a Wikipédia em português apresentou a seguinte curiosidade na sua página principal:
Sabia que...
… o bagre nativo da bacia do rio São Francisco, Lophiosilurus alexandri (imagem), é chamado de pacumã (ou variantes como pacamão) por causa de sua semelhança com o Pac-Man?
A versão do artigo dizia que
"É uma espécie nativa da bacia do rio São Francisco.[2] chamado comumente de pacumã,[3] ou variantes como pocomã e pacamão (nas regiões do baixo, submédio e médio São Francisco), em referência ao jogo Pac-Man, conhecido por engolir objetos inteiros.[4][3]"
Foram citadas duas fontes no parágrafo.
A fonte [3], Barros et al. (2007) menciona apenas o nome popular, sem dar sua origem.
"Lophiosilurus alexandri Steindachner, 1877 is a sedentary fish, native of the São Francisco river basin, commonly known as “pacamã”."
A fonte [4], Souza e Amaral (2022, orgs.) parece ser a fonte da informação. O Capítulo 20, Pacamã (Figueiredo, Souza, Souza, Amaral, 2022, pág. 118) informa que:
NOMES POPULARES:
É também conhecido vulgarmente como “pacamã”, “pocomã” e “pacamão” no
baixo, submédio e médio São Francisco, que deve ser referência ao “pac man”,
personagem de um jogo de videogame que engole objetos inteiro
Os autores merecem crédito por usar "deve", deixando explícita a falta de certeza sobre a etimologia. O parágrafo de Souza e Amaral cita três fontes: BRITSKI et al., 1988; REIS et al., 2003; FIGUEIREDO, 2011. Vamos analisá-las.
- BRITSKI, H. A.; SATO, Y; ROSA, A. B. S. Manual de identificação de peixes da região de Três Marias: com chaves de identificação para os peixes da bacia do São Francisco. 3ª ed. Brasília: Câmara dos Deputados/Codevasf, 1988, 115p
Indisponível na internet.
- FIGUEIREDO, R.A.C.R. Avaliação da relação proteína: carboidrato na dieta de juvenis de Pacamã, Lophiosilurus alexandri Steindachner, 1877 (Pisces: Siluriformes). Dissertação de Mestrado em Ciência Animal, Universidade Federal do Vale do São Francisco. 2011.68f. Disponível em http://www.univasf.edu.br/~tcc/000005/00000547.pdf
Figueiredo afirma que o peixe é "conhecido vulgarmente como pacamã, pocomã, pacamão, niquim e ainda, linguado do São Francisco" (p. 19), sem mencionar etimologia.
- REIS, R. E.; S.O. KULLANDER; C. J. FERRARIS Jr. (org.). Check list of the freshwater fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. 742p. Disponível no Google Books.
Outras fontes para "pacamã"
O dicionário de Tupi antigo - Português de Moacyr Ribeiro de Carvalho (1987) registra paka-mõ como um termo da ictiologia, significando "pacamão, peixe-sapo, bagre-sapo, enxaroco, nomes de um peixe da família dos pimeiodídeos, gênero Raminus ou Rhamdia".
Outras fontes para "Pac-Man"
O nome popular do peixe, em inglês, é "Pac-Man catfish". Provavelmente é uma adaptação do tupi e do português "pacumã", inspirado pela grande boca do peixe, semelhante à boca do personagem de videogame.
Shibatta et al. (2021) adotam o nome no título de artigo científico sobre a filogenia da espécie. Citam o que o peixe é conhecido "internationally, among aquarists, as the Pacman catfish (Chang, 2013)." O trabalho citado é
- Chang I. Breeding success with the Pac-man catfish, Lophiosilurus alexandri. Amazonas. 2013; 2:74–78.
Chang (2013) foi publicado na revista Amazonas na edição de maio/junho 2013. A expressão "Pac-Man Catfish" aparece logo na capa da revista. Chang descreve como reproduzir o peixe, mas não fala sobre a origem do apelido.
O fórum do planetcatfish.com, em postagem de 26 de janeiro de 2011 por Viktor Jarikov, menciona "Pac-Man Catfish". Segundo Jarikov, ele pegou nomes de vários lugares: "some are taken from Cat-eLog, many others are from suppliers lists".
O site planetcafish.com cita o nome comum "Pac-Man Catfish" em página arquivada em 2007, atualizada pela última vez em 2006, criada em 2002.
Conclusão
O nome do peixe não deriva do nome do personagem de videogame. Isso se trata de uma falsa etimologia. No entanto, a semelhança entre paka-mõ no tupi e Pac-Man no inglês, ambos se referindo a criaturas amareladas com grandes bocas, é uma coincidência curiosa.
Agradecimentos
Agradeço ao usuário da Wikipédia André Koehne que criou o artigo, compartilhou fontes sobre o tema na minha página de discussão de usuário e participou da discussão sobre o tema.