Pesquisa eleitoral de Viçosa divulgada por WhatsApp é FALSA

Em outubro de 2024, circulou no WhatsApp a seguinte mensagem, supostamente de um resultado de pesquisa eleitoral de Viçosa - MG:

Angelo(União)    40%
Raimundo(PSD)  19%
Glauco ( PSOL)   15%
Sávio(PT)             10%
INDECISOS           8%
NULO                     4%
HELIO                    4%

Fonte: QUASAR LTDA

A mensagem é falsa. Os indícios são seguintes:

1. Partido dos candidatos. O candidato Glauco Rodrigues não é filiado ao PSOL, e sim ao REDE. Assim, a mensagem é enganosa e induz ao erro. A coligação de Glauco é formada por REDE e PSOL, mas o candidato não é filiado ao PSOL.

2. Falta de registro no TSE. Todas as pesquisas eleitorais devem ser registradas no Tribunal Superior Eleitoral para serem válidas e poderem ser divulgadas. Sem esse registro, não é possível garantir que a pesquisa seguiu a metodologia estatística válida. Sem esse registro, não é pesquisa, é apenas enquete.

A cidade de Viçosa tem duas pesquisas registradas, uma da empresa F5 e outra da empresa GMR.

 

A empresa Quasar Produções Ltda possui cinco pesquisas eleitorais registradas, mas nenhuma de Viçosa.

 

 3. Divulgação sem informações. A divulgação de uma pesquisa eleitoral precisa ter informações como quantidade de eleitores consultados, margem de erro, e data em que a pesquisa foi realizada. Sem essas informações, não é possível confiar no resultado. A margem de erro informa a confiança de que o resultado real esteja próximo do resultado divulgado. Sua divulgação é obrigatória.

Trata-se de mais uma corrente de WhatsApp, uma mensagem que é impossível descobrir a fonte, e difícil de verificar. Sempre consulte outras fontes, e não divulgue sem saber se é verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As cotas e a ampla concorrência na UFV

Em agosto de 2012 foi sancionada a Lei 12.711, conhecida popularmente como Lei das Cotas. A partir de então, todas as universidades federai...